Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Rio de Janeiro

4.9
#26 of 71 in Historic Sites in Rio de Janeiro
Church · Hidden Gem · Tourist Spot
Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores is located in Rio de Janeiro. Use our Rio de Janeiro day trip planner to arrange your visit to Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores and other attractions in Rio de Janeiro.
Create an itinerary including Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores reviews

Rate this attraction
TripAdvisor traveler rating
TripAdvisor traveler rating 4.5
32 reviews
Google
4.9
TripAdvisor
  • Very small, and many families have smaller weddings here. Built after the merchant trade was well established and the traders could afford it.  more »
  • The quaint little church of our Lady of Lapa and the Merchants is located in the oldest part of the city of Rio de Janeiro. It was completed on 1757 and completely redecorated in 1879. A famous...  more »
Google
  • linda
  • A partir de 1747, a Igreja começou a ser construída no mesmo local onde havia um oratório dedicado a Nossa Senhora da Lapa, onde os comerciantes, ou "mercadores", reuniam-se para rezar. No ano de 1750, foi sagrada e cinco anos depois concluída. Grandes obras de remodelação foram feitas de 1869 a 1872, quando se refez a fachada do templo, construiu-se a torre sineira e completou-se a obra de talha do interior. A fachada da Igreja é constituída, na parte inferior, por uma galilé [espaço de transição entre o frontispício e as portas de acesso à nave] formada por três arcos. A parte superiorda fachada é o resultado de reformas realizadas a partir de 1869, segundo projeto de Antônio de Pádua e Castro que lhe deu um aspecto clássico. Apresenta-se composta por três grandes janelas, com guarda-corpo de mármore trabalhado, encimadas por nichos com estátuas de São Bernardo e Santo Adriano, procedentes de Lisboa. Entre os dois, há um medalhão de mármore trabalhado representando a coroação da Virgem, encontrado em escavações realizadas no terreno. Frontão triangular, com torre de mármore substituindo a original, destruída por uma bala de canhão [foto inferior] durante a Revolta da Armada em 1893. A fachada conta ainda com um relógio e, na torre, o mais antigo carrilhão por música da cidade. O plano da nave é oval e da capela-mor retangular, ambas apresentando cúpula com lanternim [pequena torre curva sobre os telhados com função de iluminação]. A decoração interior foi realizada em dois momentos; numa mais antiga, de fins do século XVIII princípios do XIX, que corresponde ao retábulo [estrutura ornamental engastada na parede atrás do altar] da capela-mor e ao arco cruzeiro [arco que separa a nave da capela-mor], com elementos característicos do rococó. Outro momento, que está compreendido por volta de 1870-1872, relaciona-se às obras de estuque realizadas por Antônio Alves Meira ornamentando as cúpulas da nave e capela-mor e aos trabalhos executados por Antônio de Pádua e Castro para os retábulos da nave, púlpitos e coro.
  • Build a trip
    Tell us where and when you
    want to go, we will build
    the best sightseeing itinerary
  • Refine it
    You have complete flexibility on your destinations and itinerary
  • Book as a package
    Use our travel agents to get
    package savings and hassle free booking
  • Enjoy your trip!
    Enjoy our 24x7
    on-trip assistance